terça-feira, 27 de junho de 2017

PROJETO PATRIMÔNIO CULTURAL DA ESCOLA FRANCISCO BERTON

  



No dia 22 de junho,em 2017 pela manhã, eu professor Clécio Nery, os alunos da escola Francisco Berton das turmas 604 e 702 e mais os alunos especiais acompanhados pela equipe da  professora Deise e também com a presença da professora Vilma, fomos visitar os espaços do Museu da Ufpa e Onze janelas. 
A visita é uma das ações do projeto que desenvolvo desde 2016 . Entre elas, possibilitamos nesta data, a visita à esses espaços  que teve o apoio do projeto "Diário contemporâneo", inserido dentro do Sistema Integrados de Museus de Belém: o SIM. Na ocasião além de conhecer os locais os alunos puderam ver de perto trabalhos de artistas  paraenses e de outros lugares ligados a fotografia cujo tema é "Poéticas e lugares do retrato".
O projeto com detalhes das demais ações ficará neste blog para ser lido por todos e aberto a participação de todos também. Meu muito obrigado e até mais...

                       


















PROJETO

Escola E.do E.Fund.e Médio
Francisco Berton
Projeto Patrimônio Histórico e Cultural
2ª edição
Escola E.do E.Fund.e Médio
Francisco Berton
Projeto Patrimônio Histórico e Cultural
2ª edição






 Coordenador:
 professor
 Clécio Nery.

Belém/2017.



Apresentação

O projeto patrimônio histórico e cultural surge da necessidade de trazer para dentro da Escola temas ligados as práticas culturais desenvolvidos por nossos alunos. Segundo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural- são bens culturais, tudo que é construído pela humanidade e o que herdamos dela. Especificamente são o que nos remete às suas vivencias; história; cultura e época e que encontram-se divididos,  em bens de natureza material e imaterial. Juntos, esses bens reúnem construções antigas ou não; praças; ruas; monumentos; sítios arqueológicos; artesanatos; manifestações do conhecimento popular entre outros. Para Evelina Grunberg, o Patrimônio cultural não são somente aqueles bens que se herdam dos nossos antepassados e que são reconhecidos pela sociedade e protegidos por legislação, como aqueles encontrados em museus e centros históricos, mas são também, aqueles produzidos no presente como expressão de cada geração, ou seja, o reconhecimento de nosso “patrimônio vivo” e enfatiza, que tudo que o homem produz e faz é cultura porque são bens imbuídos de memórias, experiências ou fatos que podem revelar múltiplos aspectos da comunidade.
Percebe-se que em nosso bairro a necessidade de políticas públicas voltadas ao incentivo da cultura, como também de práticas artísticas, não são atendidas pelo poder público, como  também os de outros agravos sociais. O potencial artístico de muitos de nossos alunos é significativo que perpassam pelas linguagens do visual; da dança e da música. São talentos guardados dentro de si construídos de maneiras diversas, que merecem ser direcionados a um trabalho multidisciplinar específico.
O encaminhamento deste projeto à nossa comunidade escolar seguirá etapas que decorrerão durante o ano letivo. A essência é trabalhar a cultura local por meio da arte que lançará um olhar sobre as práticas locais e também de nossa cidade. Para Mário de Andrade a valorização da cultura é  elemento essencial da identidade de nosso povo e isto é também reconhecer um país pluricultural.

Objetivo geral: provocar nos alunos atitudes de valorização ao patrimônio histórico e cultural.

Objetivo específico:

1.    Reconhecer  a nossa identidade cultural.
2.    Compreender que as práticas ações e costumes  fazem parte de um patrimônio cultural.
3.    Apontar aspectos da cultura viva individual e coletiva da comunidade.
4.    Preservar e valorizar os bens culturais de manifestação material e imaterial em vários contextos épocas e lugares.
5.    Propiciar experiências da memória em seus múltiplos aspectos.
6.    Desenvolver o senso crítico de preservação dos bens culturais a partir do olhar local.
7.    Mostrar a diversidade cultural existente no bairro e na cidade valorizando suas formas de interpretação.
8.    Compartilhar conhecimentos e troca de experiências culturais a fim de desconstruir possíveis preconceitos.


Metodologia: o desenvolvimento deste trabalho será interdisciplinar e contínuo durante o ano letivo, que inicialmente, em caráter teórico e de pesquisa será trabalhado noções sobre patrimônio e cultura dentro da disciplina arte. Numa segunda etapa acontecerão as ações que culminarão com palestras; visitações; exposições; mostra coral e demais performances.




Ações do projeto:
Atividades
Mai
Jun
Agost.
Set.
Out.
Nov.
Recursos.

Palestra sobre Patrimônio histórico e cultural
(convidado (IPHAN)





X





Estrutura de som e imagem; espaço e apoio.


Apresentação do projeto e a exibição de curtas paraenses



X









Estrutura de som e imagem; espaço e apoio.



Visita ao( Museu da Ufpa e espaço das onze janelas




X







Ofício; autorização;
Lanche e ônibus.


Exposição Fragmentos da memória






*


X

Estrutura de som e imagem; espaço demais materiais e apoio.


            No cronograma, em asterisco fica reservada para o período, a organização e demais encaminhamentos à realização da exposição “Fragmentos da memória” que findará com apresentações no formato da linguagem musica; visual e dramático.
            A iniciativa deste trabalho decorrerá com alunos, a princípio do 7º ano, porém poderão ser dimensionadas as demais séries. As datas para ocorrerem as ações ficarão em aberto, dentro de cada mês estipulado, havendo a conclusão da edição deste projeto em Novembro.


Referência


GOODEY, Brian. Olhar Múltiplo na Interpretação de Lugares. In: ALBANO, Celina; MURTA, Stela Maris (org). Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar. Belo horizonte: Ed. UFMG, 2002

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campina-SP: Ed. UNICAMP, 2003.

GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN,2007.




VILLA-LOBOS, Heitor. Guia prático para educação artística e musical, 1. Volume: estudo folclórico musical/Heitor Villa lobos [textos e pesquisa] por Manoel Clara Barbosa. Rio de Janeiro: ABM: Funarte,2009.

Pará. Secretaria Executiva de Cultura. Departamento de Patrimônio histórico, artístico e Cultural. Serie informar para preservar, 1. 2ª ed. Ver e ampl. – Belém, 2004.

HENRIQUE, Waldemar. Canções/Waldemar Henrique.- Ensaio de Vicente Salles. – Belém: Secretaria de estado de educação, fundação Carlos Gomes, 1996.

MAGALHÃES, Carlos A C. O que é Patrimônio histórico? São Paulo: Brasília. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Brasília): Fundação Nacional Pró-Memória, 1985.

Cd. A música e o Pará v. 4-Secult-PA. Arthur Moreira Lima interpreta Waldemar Henrique.
Cd. Lia Sofia. Amor, amor-Belém /PA.
Cd. Camila Honda – Belém/ Pa.
Cd. Memorial. Tynnoko Costa e grupo Tynbre.
Cd. Belém. O azul e o Raro ( Para ler como quem anda nas ruas)-poesias de João de Jesus Paes Loureiro, música de Salomão Habibi e compositor convidado Galdino Pena.
Cd. Nilson chaves. Tempo destino, participação: Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes e Coral Carlos Gomes- regência Maestro Jonas Arraes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário